Hugo Gonçalves na "Dica do Treinador"



O primeiro treinador a dar a sua "dica" é Hugo Gonçalves, selecionador nacional masculino. O espinhense incide a sua análise no tema emocional/psicológico e a forma de relacionamento/liderança da equipa técnica. Recordamos que os treinadores que quiserem dar a sua "dica" devem enviar um documento com o conteúdo proposto para mcastro@fphoquei.pt

"Ao convite endereçado pela FPH para dar início a esta rubrica diversas foram as ideias.

Acabo por optar por uma vertente mais genérica e transversal a todas as modalidades coletivas. O tema EMOCIONAL/PSICOLÓGICO e a forma de RELACIONAMENTO/LIDERANÇA da Equipa Técnica.

O objetivo deste pequeno "paper" é apenas deixar algumas considerações que penso serem pertinentes partilhar.

Cada vez mais, senão desde sempre, estes fatores são preponderantes no Sucesso Desportivo de uma Equipa. Neste âmbito existem questões que todos gostaríamos de ver respondidas:
- qual a percentagem de rendimento associada ao fator emocional?
- será possível por via do fator emocional inverter a prestação menos conseguida de um determinado jogador no decorrer de um jogo?
- como poderemos criar/implementar um modelo de treino emocional?
- sabemos ou conseguimos definir na perfeição o ADN de cada um dos nossos jogadores?
- qual o grau de importância que devemos dar a esta variável?

A relação Equipa Técnica/Jogadores é obrigatoriamente uma relação de aprendizagem mútua.

O objetivo máximo da Equipa Técnica é potenciar ao limite todas as capacidades individuais de cada jogador para que o Coletivo possa funcionar como um todo. Quantas vezes ouvimos a expressão “têm excelentes jogadores, mas não têm equipa...".

A capacidade de COMUNICAÇÃO de um treinador é também preponderante na obtenção do sucesso coletivo. A "mensagem" tem que ser "vendida" na perfeição. De que serve dominar todos os aspetos físicos, emocionais, táticos e técnicos e estes, na prática não serem evidenciados... Os jogadores têm de "comprar" e fundamentalmente acreditar na Mensagem da Equipa Técnica.

Empiricamente existem três possibilidades que influenciam a Tomada de Decisão por parte dos Treinadores:
1.Uma resolução mais autocrática, cabendo-lhe assumir individualmente a decisão de a tomar. Poderá existir a consulta prévia aos atletas antes da tomada de Decisão, mas a escolha final fica ao cargo do treinador;
2.Estilo participativo de Decisão, colocando-se no papel de mais um jogador que procura a melhor forma de resolver o problema, comprometendo-se com a estratégia proposta entre todos;
3.Delegação de poderes, deixando a tarefa de encontrar a solução a um ou mais elementos da equipa.

Em conclusão, gostaria de referir que não existe um modelo a seguir, a análise deve ser feita “in loco” e caso a caso. A forma de potenciar as capacidades individuais de cada jogador tem de estar obrigatoriamente relacionado com o conhecimento pessoal do mesmo. Cada jogador é um “jogador único” com as suas virtudes e defeitos."

Hugo Gonçalves
Selecionador Nacional Masculino

YOUTUBE

youtube fph banner