O Hóquei de Sala (Indoor)


3. O Hóquei de Sala (Indoor)
 
Na década de cinquenta do século passado, desenvolveu-se na Europa, nomeadamente na Alemanha e Áustria, o Hóquei de Sala. O que começou por ser uma variante do Hóquei em Campo que tinha como objetivo principal a continuação da prática da modalidade durante os rigorosos Invernos da Europa, rapidamente se popularizou por outras regiões do planeta constituindo-se como uma disciplina da modalidade, com Campeonatos da Europa e do Mundo.
Em 1966 o belga Rene Frank persuadiu a Federação Alemã de Hóquei a ‘ceder’ a responsabilidade de criar e supervisionar as regras de Hóquei de Sala à FIH, a qual viria a reconhecer oficialmente o jogo em 1968. No entanto, teríamos de esperar algum tempo até que se realizasse o primeiro Campeonato do Mundo: fevereiro de 2003, em Leipzig (Alemanha). Pela primeira vez uma competição iniciou-se simultaneamente para ambos os sexos. A Alemanha venceu os dois Torneios (masculino e feminino).
Em 1974 disputou-se, em Berlim, o primeiro Campeonato Europeu de Hóquei de Sala Masculino. No ano seguinte (1975), seria a vez de Arras em França receber o primeiro Campeonato da Europa de Hóquei de Sala Feminino. A República Federal da Alemanha venceu as duas competições.

1. A História do Hóquei

2. O Hóquei Feminino

4. As primeiras competições internacionais

5. A Relva Sintética e a Inovação Tecnológica dos Materiais

6. Evolução das Regras de Jogo

7. A organização do Hóquei

7.1 Federação Internacional de Hóquei
7.2 Federação Europeia de Hóquei
7.3 Federação Portuguesa de Hóquei
7.4 Regulamentos
7.5 Principais competições internacionais

YOUTUBE

youtube fph banner