Federação Portuguesa de Hóquei

Principais competições internacionais


7.5 Principais competições internacionais

Jogos Olímpicos (JO)
Torneio de nações disputado de 4 em 4 anos (bissextos), nos escalões de Seniores Masculinos e Femininos, decorre, atualmente, através de 2 competições de hóquei em campo, com 12 equipas. Apuram para os JO os campeões das 5 federações continentais, sendo as restantes equipas apuradas através de 3 sistemas:
  1. País organizador, cujo apuramento direto está dependente da posição do ranking da FIH
  2. Sistema de quotas por continente (ex. Europa apura 2 equipas e Oceânia apura 1)
  3. Torneios de qualificação, nos quais 6 equipas disputam 1 vaga na competição dos JO.
A definição das quotas e das equipas apuradas para os torneios de qualificação é baseado no ranking da FIH. Os sistemas de apuramento são revistos antes de cada prova.
 
Campeonato do Mundo de Hóquei em Campo (CM)
Torneio de nações disputado de 4 em 4 anos, nos escalões de Seniores Masculinos e Femininos (2 anos antes ou depois dos JO) e S21 Masculinos e Femininos (3 anos antes ou 1 ano depois dos JO).
A competição sénior decorre nos mesmos moldes da dos JO, enquanto a competição S21 é disputada em moldes distintos, com um apuramento definido exclusivamente por um sistema de quotas e onde o anfitrião é automaticamente apurado.
A definição das quotas e das equipas apuradas para os torneios de qualificação é baseado no ranking da FIH. Os sistemas de apuramento são revistos antes de cada prova.
 
Campeonato do Mundo de Hóquei de Sala
Torneio de nações disputado de 4 em 4 anos (1 ano antes dos JO ou 3 anos depois), nos escalões de Seniores Masculinos e Femininos.
A competição decorrem em moldes similares aos dos JO, mas sem torneios de qualificação. Apuram para o CM os campeões das 5 federações continentais, sendo as restantes equipas apuradas através de 3 sistemas:
  1. País organizador;
  2. Sistema de quotas por continente (ex. Europa apura 2 equipas e Oceânia apura 1).
 
A definição das quotas e das equipas apuradas para os torneios de qualificação é baseado no ranking da FIH. Os sistemas de apuramento são revistos antes de cada prova.
 
Champions Trophy (CT) e Champions Challenge (CC)
Torneio de nações disputado de 2 em 2 anos (nos mesmos anos dos JO e do CM), nos escalões de Seniores Masculinos e Femininos. O CC é dividido em CC 1 e CC 2.
O CT é disputado por 8 equipas. Apuram para o CT o anfitrião, as nações classificadas entre o 1º e 5º lugar da edição anterior do CT, o vencedor da edição anterior do CC e uma ou duas nações nomeadas pelo Conselho Executivo da FIH.
O CC 1 e CC 2 são disputados por 8 equipas. Apuram para o CC 1 o anfitrião, as nações classificadas entre o 6º e 8º lugar da edição anterior do CT, o vencedor da edição anterior do CC 2, as nações classificadas entre o 2º e 4º lugar da edição anterior do CC 1. Existem sistemas de qualificação previstos para nações que preencham mais do que um critério de apuramento.
Apuram para o CC 2 o anfitrião, as nações classificadas entre o 5º e 8º lugar da edição anterior do CC 1, a nação que terminou em 2º lugar na edição anterior do CC 2 e as 2 nações melhor classificadas no ranking da FIH e que não participaram nas edições anteriores do CT ou do CC 1. Existem sistemas de qualificação previstos para nações que preencham mais do que um critério de apuramento.
 
Campeonato da Europa de Nações de Hóquei em Campo
Torneio com um máximo de 8 equipas, disputado de 2 em 2 anos, nos escalões de Seniores, S21 e S18 (Masculino e Feminino). Pode ter até 5 níveis ou divisões, de acordo com o número de nações inscritas.
No nível mais alto, Championship I, são apuradas as equipas classificadas entre o 1º e 6º lugares na edição anterior e as equipas classificadas na 1ª e 2ª posição da edição anterior do Championship II. Para o Championship II são apuradas as equipas classificadas entre o 2º e 6º lugares na edição anterior, as equipas classificadas na 1ª e 2ª posição da edição anterior do Championship III e as equipas classificadas na 7ª e 8ª posição da edição anterior do Championship I. O Championships III, IV e V são organizado nos mesmos moldes do Championship II, embora a organização do Championship IV e V esteja dependente do número de equipas inscritas. Atualmente, os finalistas do Championship I são apurados diretamente para os JO.
 
Campeonato da Europa de Nações de Hóquei de Sala
Torneio com um máximo de 8 equipas, disputado de 2 em 2 anos, nos escalões de Seniores e S21 (Masculino e Feminino). Pode ter até 5 níveis ou divisões, de acordo com o número de nações inscritas, e o sistema de apuramento é similar ao da competição de Hóquei em Campo.
 
Campeonato da Europa de Clubes de Hóquei em Campo
Torneio com um máximo de 8 equipas, disputado de 2 em 2 anos, nos escalões de Seniores, S21 e S18 (Masculino e Feminino). Pode ter até 6 níveis ou divisões, de acordo com o número de nações inscritas.
O nível mais alto é composto por duas competições: a Liga Europeia de Hóquei (EuroHockey League), no setor masculino e a Taça dos Clubes Campeões Europeus, no setor feminino. Em ambas as competições, as equipas são apuradas de acordo com o ranking de nações da EHF, para o qual contam o número de pontos conseguidos por clubes de uma nação na Liga Europeia de Hóquei e no Trophy, nas 3 épocas anteriores.
A Liga Europeia de Hóquei e a Taça dos Clubes Campeões Europeus não seguem o formato tradicional das competições Europeias e são disputadas por etapas. Na Liga Europeia Masculina, existem 3 etapas. A primeira é composta por 2 torneios, que decorrem em paralelo, e que apuram 16 equipas para a etapa seguinte. Na segunda etapa, disputada num só torneio, apuram 4 equipas para a etapa seguinte. Na terceira e última etapa, disputada também num só torneio, são definidos o vencedor e o 3º e 4º lugares.
A Taça dos Clubes Campeões Europeus Feminina é disputada em 4 etapas, divididas por 3 torneios. A primeira e segunda etapas disputam-se em 2 torneios de 6 equipas que decorrem em paralelo. Cada um dos torneios apura 2 equipas para as etapas seguintes. A terceira (meias finais) e quarta etapa (final e 3º e 4º) são disputadas num só torneio, em que são jogadas as meias finais e a final.
A divisão seguinte é o Trophy, ao qual se segue o Challenge, que tem 4 níveis mas pode ter mais, caso a EHF assim o decida. Para o Trophy, são apuradas as equipas classificadas entre o 1º e 6º lugares na edição anterior e as equipas classificadas na 1ª e 2ª posição da edição anterior do Challenge I. Para o Challenge I são apuradas as equipas classificadas entre o 2º e 6º lugares na edição anterior, as equipas classificadas na 1ª e 2ª posição da edição anterior do Challenge II e as equipas classificadas na 7ª e 8ª posição da edição anterior do Trophy. O Challenge II, III e IV são organizados nos mesmos moldes do Challenge I, embora a organização do Challenge III e IV esteja dependente do número de equipas inscritas.
 
Campeonato da Europa de Clubes de Hóquei de Sala
Os torneios desta competição são disputados nos mesmos moldes da competição de Hóquei em Campo mas com uma diferença importante, que é o facto de, na divisão mais alta, as equipas não apurarem por ranking mas sim por resultados. A competição tem 4 divisões a Cup, o Trophy, o Challenge I, II e, se a EHF assim o decidir, o Challenge III.
Para a Cup são apuradas as equipas classificadas entre o 1º e 6º lugares na edição anterior e as equipas classificadas na 1ª e 2ª posição da edição anterior do Trophy. Para o Trophy são apuradas as equipas classificadas entre o 2º e 6º lugares na edição anterior, as equipas classificadas na 1ª e 2ª posição da edição anterior do Challenge I e as equipas classificadas na 7ª e 8ª posição da edição anterior da Cup. O Challenge I, II e III são organizados nos mesmos moldes do Trophy, embora a organização do Challenge II e III esteja dependente do número de equipas inscritas.

1. A História do Hóquei

2. O Hóquei Feminino

3. O Hóquei de Sala (Indoor)

4. As primeiras competições internacionais

5. A Relva Sintética e a Inovação Tecnológica dos Materiais

6. Evolução das Regras de Jogo

7. A organização do Hóquei

7.1 Federação Internacional de Hóquei
7.2 Federação Europeia de Hóquei
7.3 Federação Portuguesa de Hóquei
7.4 Regulamentos

YOUTUBE

youtube fph banner