David Franco fala da sua experiência na Alemanha na primeira pessoa

 

Como prometido, trazemos até à comunidade nacional do hóquei a experiência do lince David Franco em terras germánicas. Pela mão próprio, fica aqui o primeiro "Semanário com David Franco".

"A minha vida mudou nas últimas duas semanas. Estou a viver um sonho, uma experiência que me está a enriquecer do ponto de vista pessoal e desportivo. A experiência tem sido fantástica, absolutamente fenomenal!

Vou começar por descrever a parte do hóquei, começando pelo meu segundo fim-de-semana na Alemanha. Tratou-se de um período bem longo, no sábado (dia 14 de Setembro) fomos jogar a Mannheim HC, que fica a mais de três horas de autocarro de Monchengladbach. Chegamos ao clube, que é patrocinado pela TK (assim como eu ;)), uma vez que se trata da cidade onde a empresa tem a sua «casa». Fomos todos equipar, grandes instalações, metemos a nossa música de sempre a «bombar»’ no balneário e assim fomo-nos concentrando para o jogo que viria. Depois de dada a tática meio em alemão e meio em inglês, partimos para o campo para o nosso aquecimento.

No decorrer do jogo apanhamos uma carga enorme de chuva, o que fez com que o jogo fosse interrompido. Na altura perdíamos por 2-0. Ao intervalo, perdíamos por 3-1. Na segunda parte entramos a todo o gás e ainda chegamos a dar a volta para 4-3, mas depois de um desconto de tempo pedido pela nossa equipa técnica fomos abaixo e acabamos por perder 6-4. Depois do jogo, lanche mais virado para o jantar na «club house» com a equipa adversária e no final do dia íamos novamente de viagem, agora para Nuremberg, onde iriamos jogar no domingo, ou seja, eram mais outras três horas de viagem. Durante a viagem, uns iam a dormir, uns a jogar cartas, uns nos seus Ipads ou Iphones a jogar ou no facebook, uns quase em festa, apesar da derrota, festejam por ser a primeira vez nestas andanças. Em Nuremberg estivemos instalados num hotel de impecável de três estrelas, com quartos enormes e grandes varandas (sempre ótimo para as coisas do hóquei que cheiram mal e a roupa a secar do jogo anterior). Em vez de irmos descansar, sabem o que decidimos ir fazer? Macdonalds, que estava tudo com fome que há três horas que não se comia.

No domingo de manhã fizemos um passeio matinal antes do pequeno-almoço, para abrir o apetite e para a equipa conviver, falar do jogo de sábado e do jogo que se aproximava.

Depois da caminhada e do pequeno-almoço partimos novamente para o autocarro, para irmos jogar contra o Nuremberg HTC.

Depois de uma primeira parte completamente dominada pelo Gladbach HTC, na segunda parte a equipa foi abaixo sofrendo 3 golos, acabando por perder o encontro por 3-0.

As principais dificuldades que a nossa equipa tem encontrado são a organização ofensiva. Ainda não nos conhecemos bem, só estamos a jogar juntos há duas semanas, o que comparado com as outras equipas adversárias é muito pouco tempo. Mas estamos a trabalhar para melhorar esse aspeto.

Para os curiosos, a nossa equipa treina às terças (treino mais virado para o físico), quartas é dia de treino específico de cantos, às quintas também temos treinos de cantos mas é essencialmente virada para as questões táticas e ao fim-de-semana temos dois jogos.

Durante a semana que passou ainda fizemos um jogo na quinta (dia 19 de Setembro) contra HTC Crefelder, um jogo que era especial para o clube, porque muitos dos jogadores que saíram  foram para essa equipa. Era importante ganhar mas assim não aconteceu. Perdemos 5-1 praticamente sem ler nem escrever, sofremos 3 golos em 10 minutos, o que nos baixou a moral.

Saindo agora do hóquei, este fim-de-semana penso que foi especial para a equipa. Na sexta-feira fomos ao estádio do Borussia Monchengladbach, foi uma experiência espetacular, o ambiente vivido nos estádios alemães não tem comparação com os estádios portugueses, é uma absoluta FESTA!!! Ainda para mais a equipa da casa ganhou 4-1, foi festa a noite toda!!

No sábado, eu mais os três sul-africanos da equipa e o italiano, fomos até ao club do Rot-Weiss Koln, um jogo entre a equipa da casa e o Uhlenhorst Mülheim. O encontro foi muito bem disputado, um verdadeiro espetáculo para quem assistia, e que terminou com um empate a três golos. Mas o que realmente nos levou lá era o que estava para acontecer da parte da tarde, num momento em que os jogadores da seleções alemã e holandesa iriam aparecer, assim como alguns ex-jogadores. Estrelas como Teun de Nooijer, Christopher Zeller, Florian Kunz (meu treinador no Gladbach e que já foi o melhor jogador do mundo), Moritz Furste, Roderick Weusthof, Robbert Kempermann, Taeke Taekema e muitos outros. Foi outro verdadeiro espetáculo de estrelas! Resumindo, foi um dia de hóquei muito bem passado. No início da noite fomos para uma festa de anos de um colega de equipa que festeja o seu 18º aniversário, e o interessante foi encontrar um brasileiro que está lá em intercâmbio, mas o mais engraçado é que ao final de uma semana a falar inglês, já nem sabia falar português!

Na próximo fim-de-semana há dois jogos difíceis mas isso fica para o próximo «Semanário».

Abraço do vosso amigo

David Franco"

YOUTUBE

youtube fph banner