Homenagem a André Lopes nas Comemorações da Semana Europeia do Desporto!



No seguimento das comemorações da Semana Europeia do Desporto, promovidas pelo IPDJ, no próximo fim de semana, dias 19 e 20 de setembro, terá lugar, no sintético de Hóquei do Jamor, o Hockey Land Jamor, o Curso de Treinadores de Grau 1 e o Torneio de Veteranos, numa homenagem a uma figura do hóquei português - André Lopes.

O Curso de treinadores de grau 1 - formação específica - zona sul, acontecerá no sábado das 09h00 às 13h00 no sintético de hóquei, e das 14h00 às 16h30 no auditório do CAR. No domingo a sessão decorrerá entre as 10h30 e às 13h30. Simultaneamente à sessão do sábado de manhã, estarão a decorrer treinos de jovens de alguns dos clubes de Lisboa, integrados no projeto do Hockey Land Jamor.

Um dos grandes momentos do fim de semana será a Homenagem a André Lopes, Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPH e considerado por muitos uma figura do hóquei nacional, num torneio promovido pelos veteranos do CF Os Belenenses em colaboração com a FPH. O torneio ocorrerá sábado, dia 19 das 14h00 às 20h00, seguindo-se um jantar de confraternização entre todos os participantes. Entre os jogos dos veteranos, ainda haverá espaço para o hóquei feminino entrar em cena, com um jogo entre as equipas femininas do Lisbon Casuals HC e do CF Os Belenenses.

Rui Lopes, filho de André Lopes e um dos promotores deste momento deixou-nos alguma palavras sobre o pai: "O meu pai André Lopes durante toda a sua vida desportiva sempre se pautou pela dedicação e fair play em prol da modalidade que mais amou - o hoquei em em campo. Durante cerca de 40 anos da sua vida desportiva ele soube sempre honrar os seus compromissos tanto como atleta, treinador ou dirigente desportivo. Como se sabe o clube do seu coração CFOs Belenenses, foi onde sempre esteve presente  e que, para além da nossa modalidade, exerceu cargos de Direção do clube ligadas às ditas Modalidades Amadoras.
 
É este enfoque que eu quero realçar. A sua resiliência em favor das actividades desportivas amadoras foi um legado importante que deixou a filho e neto. Tanto eu como o meu filho, ele ainda em actividade na modalidade, sabemos distinguir a nobreza de uma modalidade amadora de uma outra que seja profissional. Era impensável, por exemplo, enveredarmos pela prática do  futebol, pois na nossa família este desporto era visto como uma actividade "menor".
 
Uma festa de homenagem ao meu pai é, sem dúvida, um justo reconhecimento ao Homem, ao Pai, ao Avô e ao Desportista."

YOUTUBE

youtube fph banner