FPH promove projeto Champ4Life



A Federação Portuguesa de Hóquei orgulha-se de promover uma iniciativa levada a cabo pela Faculdade de Motricidade Humana, no âmbito do projeto "Champ4Life", um projeto direcionado a ex-atletas de alta competição que estejam atualmente com excesso de peso e inativos. 
 
O objetivo é melhorar a saúde e o bem-estar do atleta no Pós-Carreira, através da alteração de alguns hábitos (alimentares e de atividade física) do seu estilo de vida. O programa conta com o apoio institucional de várias entidades, entre elas o COP, IPDJ, SJPF e AAOP.
 
Os participantes poderão beneficiar gratuitamente de diversas avaliações iniciais e ao longo do projeto, nomeadamente da gordura corporal, calorias gastas em repouso, aptidão física, exames sanguíneos e outros indicadores de saúde. Terão ainda acesso a uma consulta de nutrição com follow-up e a 12 sessões educacionais sobre tópicos no âmbito da gestão do peso através de pequenas alterações ao estilo de vida. Os ex-atletas terão à sua disposição várias ferramentas para auxiliar as mudanças propostas.
 
Para serem elegíveis para este programa, os participantes devem apresentar as seguintes características:
i) ter sido atleta de alta competição e estar no pós-carreira há pelo menos 2 anos;
ii) apresentar peso excessivo/obesidade;
iii) atualmente, ser inativo (não faz exercício com regularidade);
iv) idade: a partir dos 20 anos e até aos 65 anos;
v) e estar disponível para deslocar-se à Faculdade de Motricidade Humana para efetuar as avaliações e participar nas sessões educacionais. Estima-se que as avaliações decorram nos meses de novembro a janeiro e as sessões educacionais (1 por semana durante 3 meses) decorram de fevereiro a abril (calendário sujeito a alterações).
 
As 12 sessões serão enquadradas em 5 temas:
i) noções básicas da regulação do balanço energético;
ii) princípios e dicas para uma alimentação saudável;
iii) que atividade física e exercício para gerir o peso?
iv) como ultrapassar barreiras e encontrar estratégias para a gestão do peso;
v) estratégias para manter o peso perdido.
 
Os interessados podem consultar o projeto AQUI.

YOUTUBE

youtube fph banner