Árbitros e Juízes Portugueses em Formação

Enquanto a nossa Seleção conquistava o bicampeonato Europeu de Parahóquei, os nossos juízes, Rui Figueiredo e Elsa Nunes, integravam formações e seminários em Brena, na Holanda, dando seguimento a um dos objetivos desta Federação, a evolução contínua dos árbitros e juízes nacionais.

O Umpire Manager Seminar e o Umpire Coach Course foram as formações seleccionadas para Rui Figueiredo, que descreveu ambas de uma forma muito positiva, quer a nível de conteúdo teórico, quer a nível de aplicação de conhecimentos.

Sobre o Umpire Manager Seminar, Rui Figueiredo salientou: "Seminário focado no trabalho dos Umpire Manager em competições internacionais onde os métodos de trabalho e avaliação dos árbitros foram discutidos sem esquecer a vertente prática com a observação de uma dupla de árbitros em competição (EuroHockey Championship) e posterior discussão sobre a prestação da mesma. Foram também apresentadas as linhas gerais das futuras competições europeias e os métodos de promoção dos UM´s e dos árbitros em geral.".



Após o Umpire Coach Course, Rui Figueiredo deixou as seguintes impressões: "Este curso é focado essencialmente nos métodos de treino dos árbitros e no papel que o “coach” exerce sobre os mesmos. Curso muito bem estruturado liderado por mentores de grande experiência com uma componente prática real usando os árbitros do programa U4E, que atuaram em Breda num torneio internacional S16 e S18 masculino e feminino, para exemplos práticos de “Coaching”. Intensidade e inovação são as palavras chave deste curso. Saliento também a importância desta ação para países a iniciar projetos de formação de jovens árbitros."

Estivemos também à conversa com Elsa Nunes, que participou no Officials Seminar (Judges), e nos deixou notas muito positivas desta formação em que participou, notanto que é da maior importância conhecer e interagir com as várias realidades do hóquei internacional, partilhando experiências e trocando impressões com os vários elementos das federações internacionais. Foi também enaltecida a qualidade da organização do torneio e das formações, que contou com componentes práticas, tornando toda a experiência muito enriquecedora para todos os envolvidos.

Esta é apenas uma das muitas formações de juízes e árbitros planeadas para esta época, assinalando o nosso compromisso com a constante evolução e melhoria do corpo de árbitros e juízes constituintes desta Federação.

YOUTUBE

youtube fph banner