Seleção Nacional de Esperanças: Resumo Estágio Jamor

No passado fim de semana a recém-formada Seleção Nacional de Esperanças realizou um estágio no Complexo Desportivo do Jamor, onde efetuou um treino concentrado e dois jogos amigáveis frente aos holandeses do Pinoke.

Devido à sua recente formação, era esperada uma diferença substancial de ritmo de jogo e entrosamento entre a nossa Seleção e a equipa do Pinoke. Este primeiro estágio serviu para dar início aos trabalhos de melhoramento desses e outros aspetos desta nova equipa. Com um leque de jogadores de várias idades, em que os mais novos tinham 13 anos e o mais velho 20, o foco do primeiro amigável foram os aspetos táticos básicos (defensivos e ofensivos) de técnica e tática individual.



Para o primeiro jogo foi dado o mesmo tempo de jogo a todos os jogadores, de forma a dar oportunidades idênticas a todos os elementos. Como esperado, a diferença de ritmo de jogo entre as duas equipas fez-se notar desde o primeiro minuto, com a nossa Seleção a sentir muitas dificuldades em acompanhar a velocidade e troca de bola dos holandeses, que conseguiram terminar os primeiros 15 minutos de jogo com uma vantagem de 4 - 0.  Nos segundos 15 minutos da primeira parte a nossa Seleção, já com 11 jogadores diferentes em campo, melhora um pouco a sua prestação, e chegou ao intervalo com apenas mais dois golos sofridos, o que colocava o resultado ao intervalo em 6 - 0.
 
Publicidade

A segunda parte trouxe o primeiro golo da nossa Seleção, que entra determinada a melhorar alguns aspetos defensivos e consegue mesmo converter um dos dois cantos curtos de que dispôs, terminando os 15 minutos com o resultado de 2 - 1 para os holandeses. O último quarto do jogo foi o mais equilibrado porque, e citando o treinador Fernando Gomes: "Beneficiamos de alguma quebra física deles e da nossa maior frescura. A posse de bola foi mais equilibrada entre as equipas. Só permitimos duas entradas na nossa área em posição de remate."



Terminado o primeiro amigável, era tempo de descansar e preparar o treino concentrado, agendado para as 09:30 do dia seguinte. À hora marcada iniciou-se o primeiro treino teórico desta Seleção de Esperanças, em que foram analisados detalhes do jogo do dia anterior e onde todo o grupo contribuiu para o debate de soluções táticas para tentar colmatar as dificuldades sentidas. A vertente prática do treino da manhã foi focada nos aspetos que falharam no primeiro amigável, nomeadamente velocidade de decisão sob pressão, 1 contra 1 defensivo e comunicação e leitura de jogo.
 
Publicidade

A equipa que iria realizar o segundo jogo amigável não foi definida nos mesmos moldes do primeiro, tendo o onze inicial sido definido pela equipa técnica nacional, que se mostrou agradada com a interiorização das suas ideias e objetivos por parte do grupo de trabalho.

Segundo o treinador Fernando Gomes, a primeira parte do jogo teve aspetos positivos, mas, por uma série de erros individuais, o resultado ao intervalo era de 0 - 4 para os holandeses. Apesar dos quatro golos sofridos, a coesão defensiva e as oportunidades de golo notavam melhoramentos.



A segunda parte do jogo teve uma entrada muito forte do Pinoke, com pressão alta sobre a nossa seleção, que levou a um desnorte temporário do nosso conjunto e ao encaixe de mais três golos. Apesar dos golos sofridos, a segunda parte teve momentos em que o jogo este mais "partido", permitindo à nossa seleção o desenvolvimento de jogadas de perigo, mas que acabariam por não resultar em golo.

A última parte de 15 minutos foi, nas palavras do treinador, "a parte mais equilibrada dos dois jogos", tendo o destaque ido para a intensidade aplicada pelo nosso conjunto, que permitiu chegar ao final da partida sem conceder mais golos.

Quando pedido para resumir este primeiro estágio da Seleção de Esperanças, Fernando Gomes afirmou: "Todos, sem exceção, se empenharam muito e foram exemplos de postura, antes, durante e após os jogos. Todos representaram perfeitamente aquilo que pretendemos que seja o "perfil de jogador de Seleção"."

A FPH congratula todos os elementos envolvidos neste primeiro estágio de preparação da Seleção de Esperanças, com a certeza de que este foi apenas o primeiro passo numa longa caminhada de treino, preparação e evolução de todos os membros.

Força Portugal! 

YOUTUBE

youtube fph banner