O Hóquei Feminino


02 - O Hóquei Feminino

O Hóquei em campo foi inicialmente considerado um desporto demasiado rude e perigoso para as participantes do sexo feminino. Essa noção seria ultrapassada quando um grupo de mulheres que gostavam de atividades ao ar livre, como críquete e ténis, adotou o hóquei em campo como uma atividade de ar livre 'socialmente aceitável'. Mais tarde, o Hóquei, foi mesmo considerado como o único desporto de equipa adequado para as mulheres.
O Hóquei em Campo Feminino foi introduzido nas universidades e escolas britânicas na década de 1880. O primeiro clube, Molesey Ladies Hockey Club, foi fundado em 1887. Os jogos entre as equipas das quatro ilhas britânicas tornaram-se cada vez mais frequentes, criando a necessidade de uma uniformização das regras de jogo entre estes países. A ideia de formar uma organização que trabalhasse neste sentido, foi inicialmente proposta em 1900 pelas Associações de Hóquei Feminino das Ilhas Britânicas, contudo não foi dado nenhum passo decisivo na sua formalização.
A International Federation of Women’s Hockey Associations (IFWHA) seria fundada em janeiro de 1927, tendo como grande impulsionadora Heron Maxwell, Presidente da All England Women's Hockey Association (AEWHA)[1]. Os membros fundadores foram: Austrália, Dinamarca, Inglaterra, Irlanda, Escócia, África do Sul, Estados Unidos e País de Gales. Até ao início da década de 80 do século XX a IFWHA foi o organismo responsável pelo Hóquei Feminino em termos mundiais. Em 1982 a IFWHA e a Fedération Internationale de Hockey  uniram-se numa única Federação.
 

[1] A AEWHA foi fundada em 1985 e só em 1997 se juntaria à Hockey Association, formando-se desta forma a English Hockey Association.
 
 
01 - Origens do Hóquei Ver mais
02 - O Hóquei Feminino (página atual) Ver mais
03 - O Hóquei de Sala (Indoor) Ver mais
04 - As primeiras competições internacionais Ver mais
05 - A Relva Sintética e a Inovação Tecnológica dos Materiais Ver mais
06 - Evolução das Regras de Jogo Ver mais


7. A organização do Hóquei
7.1 Federação Internacional de Hóquei
7.2 Federação Europeia de Hóquei
7.3 Federação Portuguesa de Hóquei
7.4 Regulamentos
7.5 Principais competições internacionais

YOUTUBE

youtube fph banner